A organização como fator de saúde e bem-estar físico e emocional

Compartilhe essa matéria

Pesquisas comprovam que um ambiente desorganizado pode provocar transtornos como estresse, depressão e ansiedade.

Praticidade, segurança e tempo são alguns dos benefícios promovidos por esse profissional, que possui habilidades específicas em levar soluções de organização para a casa, escritório e para a vida em geral. Segundo a personal organizer Flavia Taulois, proprietária da Ateliê da Casa, a organização de ambientes está diretamente ligada a um conforto emocional e, consequentemente, à saúde.

“Nossa casa é nosso refúgio, que reflete a nossa vida e como estamos nos sentindo naquele momento. Se ela transmite uma energia positiva, é natural que também nos sintamos bem. Já, se nosso emocional estiver desequilibrado, muito provavelmente nossa casa também estará uma bagunça”, afirma, ao enfatizar que uma pessoa organizada e tranquila costuma fazer escolhas alimentares mais saudáveis, auxiliando, inclusive, no emagrecimento.

A desorganização também afeta crianças, causando estresse.

Rotinas ajudam a criar estabilidade e segurança nessa fase. O mesmo vale para o local de trabalho. Segundo as publicações Office Systems, Forbes e Business and Society, uma pessoa que tem o costume de trabalhar em espaços desorganizados perde, em média, uma hora e meia por dia procurando documentos e objetos, ou ainda sendo distraído por eles. Flavia Taulois explica que, mesmo inconsciente, a bagunça do escritório se transforma numa confusão mental, comprometendo a produtividade, com a perda de tempo e o desvio do foco.

Desse modo, é evidente que a atuação do personal organizer vai muito além da organização física. Esse especialista auxilia na aplicação de práticas para o dia-a-dia do cliente, visando a estabelecer uma organização emocional e, ao mesmo tempo, possibilitando-o de viver num ambiente aconchegante e harmonioso.

Assim, por exemplo, em uma consultoria de ambiente ou em um processo de organização, é transmitida a noção correta da utilização dos espaços, adequando-os a seu favor, unindo sempre funcionalidade e conforto.

“Esses fatores trabalham em conjunto proporcionando o bem-estar”, explica, orientando que a dica básica para o início de qualquer organização é desapegar, descartar e limpar. “Não espere acumular. Organize e discipline para fazer disso um hábito”, ensina a especialista. 

Se a organização influencia na performance de quem ainda está na ativa, o que dizer, então, do público da terceira idade que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de locomoção e/ou perda de memória?

O trabalho do personal organizer consiste num estudo ergonômico residencial, buscando a livre circulação no ambiente, com a adequação da disposição dos móveis, iluminação e pisos, evitando possíveis quedas, bem como a organização de cada cômodo da casa, deixando acessíveis os itens mais usados. O cuidado com objetos pontiagudos ou cortantes, tapetes, quinas de mesas, fios expostos, entre outros, também são levados em conta. O serviço inclui, ainda, assessoria relacionada à rotina do idoso, tais como: organização e verificação dos medicamentos, calendário de compras, supermercado, agendamento de consultas e exames, pagamentos, documentos, viagens e capacitação dos colaboradores na rotina doméstica, entre outras burocracias.

“Mesmo que o idoso seja lúcido e ativo, é uma fase em que ele costuma ter mais dificuldade e, com isso, passa a ser muito desgastante lidar com tais tarefas. A família, muitas vezes, não tem disponibilidade para dar esse suporte e aí é que entra nossa consultoria, sempre envolvendo-o nas melhorias propostas, visando à independência, bem-estar e à saúde do idoso”, conclui a personal organizer Flavia Taulois, do Ateliê da Casa.

Fonte: www.segs.com.br

Sabemos que o perfil do idoso mudou.

Seus hábitos, interação com o mundo tecnológico, sua dinâmica com a família, suas expectativas etc.Ele viaja, passeia, namora, mas ao mesmo tempo precisa de algum suporte em sua rotina, afinal, a desordem e um cotidiano desregrado, levam a problemas emocionais e até físicos.

 Atuamos:

  • na consultoria ergonômica da casa;
  • na sua organização funcional;
  • na assessoria multidisciplinar;
  • na organização dos medicamentos, calendário de compras, supermercado, agendamento de consultas, banco, documentos, treinamento de secretárias e suas rotinas domésticas, mala de viagens e calendário médico.

 

 

Você sabe qual a importância de um ambiente organizado e adequado nesta fase?

Sabia que a maior parte das quedas ocorrem dentro de casa?

E como o Ateliê da Casa pode te ajudar?

  • Através de uma consultoria ergonômica em ambientes residenciais, ajudando na redução e prevenção de acidentes.
  • Organizando seus pertences e compromissos criando uma agenda com rotinas diárias facilitando sua vida.

Faça uma avaliação. É gratuita!

Ateliê da Casa Organizers | www.ateliedacasaorganizers.net

Sobre Flavia Taulois. Um dom que passou de mãe para filha e virou vocação. Assim, Flavia Taulois define o início de sua trajetória como personal organizer. Em meados de 2000, ao lado de sua mãe, começou a organizar as casas de alguns conhecidos, por pura vocação. Com o rápido aumento da demanda, percebeu que nascia ali a oportunidade de unir trabalho com prazer e começou a fazer diversos cursos de especialização* na área. Paralelamente, formou-se em Hotelaria, área em que chegou a atuar por algum tempo. Mas, insatisfeita, resolveu se entregar totalmente à sua verdadeira paixão, lançando, o Ateliê da Casa Organizers | www.ateliedacasaorganizers.net, uma empresa com a proposta de levar organização para a casa, o escritório e a vida das pessoas, visando sempre à praticidade, economia de tempo e qualidade de vida.