4 dicas de trabalho home office para continuar a criar laços com sua equipe

17

Saber como trabalhar de casa pode ser bem difícil e por isso precisamos sempre de dicas de trabalho home office. Aqui no Trello a gente adora o trabalhar remoto, mas também reconhecemos o esforço necessário para que isso dê certo.

Alguns aspectos do trabalho remoto podem não depender de você (como as políticas da empresa), mas isso não significa que o sucesso está totalmente fora do seu controle. Depois de mais de 5 anos em um trabalho remoto, posso dizer que aprendi algumas coisas. Vou compartilhar 4 dicas de trabalho home office que, em especial, fazem uma grande diferença no meu dia a dia e ajudam muito no tema de como se organizar para trabalhar remoto. 

Ao fazer essas 4 coisas eu…

  • Cultivo melhores relações com colegas de equipe e com outras pessoas na empresa.
  • Tenho conexões de trabalho mais eficientes. Percebi, especificamentecomo receber feedback negativo (e dar um) é mais fácil quando há mais confiança nas relações.
  • Me sinto menos isolado socialmente. Embora seja bastante introvertido e não precise de muita interação social, adoro interagir na medida!

Com isso em mente, vamos ao que importa: aqui vão minhas 4 dicas de trabalho home office para ter sucesso todos os dias.

1. Fale com alguém todos os dias, mas não sobre trabalho

A boa e velha conversa de corredor. Aquele papo no elevador. Compartilhar as novidades tomando um café na cozinha.

Talvez isso seja um choque para você, mas quando se trabalha de casa, todas essas interações naturais e presenciais são perdidas.

Tá bem, isso não é uma grande novidade. Mas o fato de que você não precisa abrir mão das conversas casuais, importantes para manter as relações de amizade, talvez seja. Em vez de pensar que esses momentos simplesmente vão acontecer, você tem que fazê-los acontecerem.

Por exemplo, eu faço questão de entrar em contato com alguém todos os dias.

Esta parte também é importante: eu não falo sobre trabalho. O segredo aqui é ter cuidado e ter claridade sobre sua intenção.

Veja esses exemplos de conversas aleatórias que tive com diferentes colegas de trabalho:

  • Eu falei em um dos nossos canais de comunicação sobre os problemas que estava tendo com o WiFi (meu roteador tinha dado pau). Então, um colega me perguntou se precisava de ajuda para escolher um novo equipamento. Quando eu decidi qual comprar, entrei em contato com ele e a gente teve uma boa conversa sobre redes de internet. 
  • Outra vez um colega pediu recomendações de músicas pois ele queria ouvir algo novo. Fiz algumas indicações e ele acabou adorando uma delas. Um tempo depois a gente conversou sobre a nossa admiração por aquele artista.
  • Depois de fazer alguns quitutes para cães, lembrei de um colega que também tinha cachorros. Então, mandei a receita e a gente teve uma ótima conversa sobre comidas caseiras para cachorros.

Todos esses temas de conversa são coisas naturais que surgem quando você trabalha em um escritório. A diferença é que, quando você trabalha remoto, é preciso tomar a iniciativa de puxar esses assuntos. Só porque vocês não compartilham o mesmo espaço não quer dizer que não é possível conhecer mais sobre seus colegas.

Isso me leva à segunda dica de trabalho home office…

2. Inclua um tempo nas reuniões para socializar

Por sermos um time remoto, a gente faz muitas chamadas em vídeo. Por isso, essa é a melhor forma de ter mais tempo de conversa. A ideia é aproveitar o tempo extra só para “jogar conversa fora” mesmo, seja antes ou depois da reunião.

Veja estas 2 formas de colocar isso em prática:

  • Se você tem uma reunião de 30 minutos que acaba cedo, não volte direto para o trabalho. Comece a conversar sobre algo diferente para criar essa conexão e aproveitar a oportunidade de socializar.
  • Ou, se você está agendando uma reunião e acha que ela vai durar só 15 minutos, separe 30 minutos de qualquer maneira. Socialize bastante no começo da chamada para facilitar a parte de falar sobre o trabalho.

Ao fazer isso, você vai se surpreender com as relações que pode criar.

Por exemplo, depois de 5 meses conversando por vídeo, finalmente encontrei pessoalmente alguns membros do time. Foi muito legal sentir a sensação de que a gente sempre esteve trabalhando lado a lado o tempo todo!

Embora você não possa (e provavelmente não deva) forçar as pessoas a passar um tempo com você, nunca tive problema com isso. A maioria das pessoas geralmente gosta de conversar um pouco mais para socializar (a não ser que vocês tenham algo realmente urgente para fazer).

Dica fera: Se você tem receio de que a outra pessoa esteja perdendo tempo ou produtividade no home office, pode dizer que quer mudar a conversa para algo mais leve, dizendo “Ei, tudo bem se você tiver algo urgente par fazer, mas se não, eu adoraria saber como foi seu fim de semana!”

3. Tenha uma internet boa e confiável

Essa é uma das dicas de trabalho home office que talvez não seja tão fácil quanto as outras (afinal, um bom equipamento de internet pode ser caro). Mas, uma conexão de internet rápida e confiável é algo que valorizo muito. 

Uma das formas mais fáceis de ter uma má reputação como alguém trabalha remoto é ter problemas constantes com a internet. Se em todas chamadas o vídeo não está nítido, a conexão falha ou você não consegue ter motivação e produtividade no home office, ninguém vai se divertir. Uma internet confiável é essencial!

Além disso, aqueles vídeos de animais fofos vão carregar muito mais rápido.

É impossível manter sua internet 100% o tempo todo, mas também não é difícil evitar um sinal fraco permanente na sua casa.

Por exemplo, se você está dividindo a internet com o vizinho e o roteador está na casa dele, talvez valha considerar investir um pouco mais na sua infraestrutura de trabalho.

Em resumo, gaste tempo e esforço para ter uma boa conexão de internet em casa e garantir a conexão com seus colegas de trabalho — isso faz toda a diferença!

4. Aprenda como se comunicar de forma clara e efetiva

Quando você trabalha de forma assíncrona, com pessoas que estão em sei lá em quantos fusos horários, é importante evitar muitas idas e voltas. As próximas dicas de trabalho home office são fáceis de não seguir, porque elas demandam esforço! Mas, sem elas, a sua comunicação vai por água abaixo.

Aqui estão algumas regras básicas que eu sigo para manter a boa comunicação no ambiente de trabalho:

  • Use uma linguagem clara e específica. Minimize o uso de palavras vagas como “isso, aquilo ou ele/ela” Talvez o contexto seja suficiente para esclarecer ao que você está se referindo, mas talvez não. Em vez de dizer “Ele precisa atualizar isso”, tente “Chris precisa atualizar o local do evento no e-mail do Trello Meetup.” Pronto! Simples e claro.

  • Dê um pouco mais de informação do que parece necessário. Você não precisa escrever um textão para cada atualização de status, mas… se você exagerar nas informações, a pior coisa que pode acontecer é o leitor passar alguns segundos a mais no seu texto, em vez de perder um dia inteiro sem uma informação essencial.

  • Seja transparente ao se comunicar. Coloque tudo para fora. Comunique bastante e de forma regular com uma boa ferramenta centralizada. Assim, todo mundo ganha. Vai ser mais fácil para alguém que trabalha em outro fuso horário ter as informações necessárias para dar sequência quando você não está trabalhando também. É ganha-ganha mesmo.

  • Tenha uma boa intenção ao se comunicar e assuma que as outras pessoas também terão. Não fique lendo nas entrelinhas ou tentando encontrar um significado mais profundo. Estamos todos no mesmo time, então comece com uma abordagem positiva. 

  • Não use siglas ou abreviações. Eu sei que todo mundo ama economizar teclas, mas as abreviações são realmente confusas. Elas requerem conhecimento específico de algo e uma mesma imersão cultural. Sei que é difícil, mas use o mínimo delas. Isso faz parte da comunicação clara e específica, mas vale a pena reforçar. Comunicação é sempre destaque nas minhas dicas de trabalho home office.

Trabalhar em equipe é muito melhor

Ao longo da minha carreira, descobri que uma das principais dicas de trabalho home office é conhecer melhor os meus colegas remotos e ter uma relação bem amistosa, assim fica mais fácil trabalhar em conjunto e ter uma equipe colaborativa. Por isso, um brinde às amizades no trabalho — onde quer que você esteja!

Por Chris Kaundart  | Fonte: Trello

Inscreva-se em nossa newsletter
Inscrevendo-se você recebe informações atualizadas do nosso portal
Você pode sair da nossa lista quando quiser!

Comentários estão fechados.